Solitude  

Posted by Unknown in , , ,

Solitude - ken b. miller 1998
  Em português comumente utilizamos apenas um termo para definir dois sentimentos parecidos, porém distintos: Solidão. Nas próximas linhas usarei os termos Solitude e Solidão para defini-los.
  Dito isto, há uma distinção importante a ser estabelecida logo de cara, há um mundo de diferença entre os dois termos. Por um lado ambos são caracterizados pela solidão, mas toda a semelhança acaba aqui. A solidão é um estado representado pela sensação de abandono e isolamento, a sensação de falta. Enquanto a solitude é estar sozinho sem ser solitário, é um estado construtivo de compromisso consigo mesmo. É um tempo usado para pesquisa, reflexão ou aproveitamento em qualquer sentido.


  Uma boa leitura, pensamentos e criatividade costumam acompanhar os momentos de solitude, a tranquilidade de um estado de riqueza interior, algo que cultivamos. Solitude é uma oportunidade para renovar a nós mesmos. Em outras palavras, ela enche-nos. A solidão é castigo, dura, um estado de deficiência, um estado de descontentamento marcado por uma sensação de estranhamento, uma consciência da solidão em excesso.


"A solitude é algo que você escolhe.
 A solidão é imposta a você por outros."


  Todos nós precisamos de períodos de solidão, solidão é essencial; Isso nos dá tempo para explorar e conhecer a nós mesmos. É o contraponto necessário à intimidade, nos dá a chance de recuperar a perspectiva, renova-nos para os desafios da vida e de avaliar como anda a nossa vida.
Solitude restaura o corpo e a mente. solidão esgotá-o.
  De acordo com Richard J. Foster, a solitude é uma realização interior, enquanto a solidão é o vazio interior. A solitude é um retiro voluntário da companhia de outras pessoas e solidão parece estar além do nosso controle. Ainda assim, em longo prazo a solidão é muitas vezes visto como indesejável, fazendo com que a solidão ou reclusão decorrente da impossibilidade de estabelecer relações. Além disso, poderia até mesmo levar à depressão clínica.
  Solidão não é simplesmente uma questão de estar sozinho, mas sim a sensação de que ninguém realmente se importa com o que acontece com você. É a consciência dolorosa de que a falta de contato próximo e significativo com os outros, que produz sentimentos de ser cortada a partir deles.
  Estar sozinho não é necessariamente ser solitário. Estar sozinho envolve apenas a separação física, mas sendo só inclui tanto a separação espiritual e psicológica ou de isolamento.







Parênteses: (Eu não sou muito bom em organizar pensamentos, eu me esforcei muito aqui.)
(No final do post seguem links de sites de apoio para uma leitura mais profunda)


Frases: 
"Crianças gostam de estar sozinhas porque é sozinhos que eles se conhecem, e onde eles sonham." - The man in the Water, 1994.
Roger Rosenblatt




"Existem lugares e momentos em que o um é tão completamente sozinho que se pode ver o mundo inteiro - Journal, December, 1900."
  
“In solitude, be a multitude to thyself. "
"Na solidão, seja uma multidão para ti"
George Herbert Quotes


"A solidão é a mais profunda verdade da condição humana. O homem é o único ser que sabe que ele está sozinho. - O Labirinto da Solidão, 1950 ". 
Citações de Octavio Paz

“Silence is one great art of conversation.”
(Silêncio é uma grande arte da conversação) 
Anonymous



Leia mais:



http://www.psychologytoday.com/collections/201105/solitude-vs-loneliness/what-is-solitude
http://en.wikipedia.org/wiki/Solitude                  


This entry was posted on sábado, 2 de julho de 2011 at 17:37 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

Aluado, estou numa fase de solitude e adorei encontrar este texto. Parabéns!
Peço-lhe licença para postar no blog
de uma aprendiz de Natal/RN - reginalus.blogspot.rn (em construção)

março 06, 2012

Postar um comentário