O SEGREDO DA FELICIDADE  

Posted by Henrique Barbosa

Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava.
Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo.

O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido.

Com muita paciência, escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o Segredo da Felicidade.
Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas.

-“ Entretanto, quero lhe pedir um favor" completou, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo." Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

-“ Então" perguntou o Sábio" você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado.

-“ Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo" disse o Sábio." Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranqüilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo que havia visto.

-“ Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei?" perguntou o Sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

-“ Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar" disse o mais Sábio dos Sábios." O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher.

Paulo Coelho In O Alquimista


Parênteses: (Bom, eu acho que o texto em si já diz tudo, Sem comentários)


Frases: "Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
Oscar Wilde
















Imagem: http://www.poemar.com

This entry was posted on quarta-feira, 3 de setembro de 2008 at 11:23 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 comentários

Muito lindo!! É um texto muito bom para refletir cOisas da viida.. =D

setembro 21, 2008

=]Concordo..

E Até que enfim alguém comentou sobre este belo texto..

setembro 21, 2008

O que vale vc se preocupar tanto assim com sua felicidade, se vc não pode desfrutar das coisas belas da vida.. as vezes é tão bom errar.. tão bom se sentir triste ;D

(ignore, hj eu não tô muito normal) rsrsrsrsrrs'

setembro 29, 2008

Postar um comentário